Eu deveria ressolar minhas sapatilhas?

Publicado originalmente na rockandice.com (tradução livre)

Eu tenho dois pares de sapatilhas que estão paradas porque as solas já não prestam mais. Eu escalo ocasionalmente, então eles ainda estão em ótima qualidade e eu acho um par novo muito caro. O que eu posso fazer para reaproveitar-los?

O Processo que faz as placas de borracha, preservativos e neoprene perderem elasticidade – oxidação – também faz a borracha endurecer e ficar lisa com o envelhecimento. É por isso que sapatos novos costumam ser pegajosos enquanto os velhos ficam mais escorregadios. A Oxidação é tão inevitável quanto as pilhas, mas normalmente é compensado pelo fato de que quando você escala você agride a borracha, removendo a oxidação, expondo continuamente uma nova camada de borracha. No seu caso, você está em um cliclo vicioso e previsivel assim como a reação nuclear: Quanto menos você escala mais ele oxida e mais liso ele fica e você aproveita menos a sua escalada assim volta menos vezes para escalar.

Quebre o ciclo Jerry! Renove suas sapatilhas usando uma folha de lixa fina para lixar a borracha e assim retirar a oxidação. Dependendo da profundidade da oxidação, isso pode ser uma tarefa muito fácil ou até mesmo difícil. Mantenha lixando até você sentir que a borracha está novamente pegajosa. Você vai sentir e reconhecer. No pior caso, a borracha esta totalmente oxidada até o final. Se for o caso, ainda assim não precisa trocar de sapatilha – mande elas para um bom ressolador e deixe-os trocar sua borracha.

Se você lixa suas sapatilhas ou ressola elas, você pode reduzir a oxidação ao guardar suas sapatilhas em uma sacola Ziploc. Ponha as sapatilhas ali e pressione para retirar o ar, então feche e lacre a sacola. Se você tiver fungos nos dedos coloque algum pó anti-séptico antes de guarda-lo no Ziploc. Alternativamente, você pode escalar com mais frequência e se preocupar menos com questões como essa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *