Aprenda isso: Escale vias difíceis (com dicas de Sasha DiGiulian)

A medida que você esta olhando a próxima ancoragem alguns metros a frente, você trava os ante-braços ainda mais focando em apenas mais um move. Você respira fundo, tensiona ainda mais os dedos do pé, levanta o corpo e pega a próxima agarra com a sensação de puro êxtase – apenas para sentir o momento de alívio, uma sensação de derrota,  a corrente de ar a medida que a parede vai se distanciando rapidamente. Seja bem vindo a escalada esportiva. Quando a parede vai ficando mais negativa a medida que fica também mais alta, o cansaço físico (a sensação de “tijolamento”) é uma questão de tempo, como um despertador, e é tudo uma questão de chegar a ancoragem antes que o despertador dispare. Negativos e tetos exigem determinação, foco, técnica e pensamento criativo. Abaixo nós comentamos alguns das mais importantes habilidades a se desenvolver.

Descanso > Força: Aprender a descansar é uma questão chave para mandar vias. Bons escaladores de teto tem força e resistência, sim, mas eles são melhores em administrar a escalada e evitar o “tijolamento”. Eles sabem como descansar e então usar a recuperação para reiniciar o despertador do tijolamento. Pratique descansar tanto quanto escalar.

1-2-3: Pense sobre sua movimentar-se por tetos em um padrão 1-2-3: 1- segure uma agarra com as mãos retas (não exagere na pinçada) e levante seu corpo equilibradamente. 2, Reposicione o seu pé de forma que ele fique no melhor posicionamento para que você alcance a próxima agarra. 3. Mova-se com confiança até a próxima agarra. Repita tudo até que você chegue na próxima ancoragem.

Use descansos para clipar a corda: Isso pode envolver escalar para um certo posicionamento, clipar a corda, então desescalar para um bom descanso para que você possa respirar mais fácil e focar na próxima sequência. Ou você pode precisar incluir alguns movimentos a mais para clipar de uma agarra melhor, evitando clipar apoiado em uma agarra pequena onde você poderá tijolar mais rapidamente.

Sua core é o seu melhor equipamento: Pense sobre travar o abdominal e puxar suas costelas em direção a parede (um mantra mental ajuda: ficar colado, ficar colado, ficar colado) para manter seu quadril sem descer, o que colocaria mais peso nos braços. Manter as costelas próximo da parede significar travar mais nos pés e pressionar mais os músculos das pernas para sustentar o corpo todo próximo da pedra.

Estranho é Bom: Drop-knee, gancho de calcanhar, gancho com dedos dos pés, entalamento de pé, entalamento de joelho são bons pois aliviam o peso do corpo sobre os braços. Aprenda e use-as sempre que possível.

Mova os seus pés, não os seus braços: Mantenha seus braços retos e parados tanto quanto possível com o seu pé em um movimento fluido e preciso ache cada agarra de pé necessária para posicionar o seu corpo de forma a tornar o próximo move eficiente. Isso significa usar a força dos seus pés e não dos braços. Também considere mover seus pés em busca de uma posição que possibilite melhores agarras para as mãos.

Desenrole tetos com Sasha DiGiulian

Altura: Acho que minha estatura baixa pode ser melhor em escaladas ingrimes porque meu torso e meus membros não são tão longos, o que pode necessitar de mais energia para manter sob controle. De toda forma, ser dinâmico é importante, então treine para força e grandes movimentações.

Caindo e Medo: Tomar vacas em cavernas é legal! Você esta caindo no ar com nenhum risco de bater em algo afiado ou ralar na pedra enquanto se cai. Aproveite!

Forçando a Barra: Quando eu fico tijolada e preciso me forçar a continuar escalando, eu foco na respiração. Uma respiração lenta e calma vai diminuir os batimentos cardíacos e te distrair. Eu me convenço que não estou cansada e que a próxima agarra é boa ou é a ancoragem. Force a barra para aquele último move e você vai melhorar rapidamente pois estará constantemente forçando seu corpo a ir um pouco mais além.

Se pendurando de baixo até em cima: Ler vias e ficar calmo pode ser difícil. Preste atenção na escalada antes de iniciar-la e faça um planejamento para cada seção. Ache bons descanso e escale de descanso em descanso.  Chegue a um descanso e olhe para a próxima seção de agarras. Enquanto estiver descansando mantenha os braços esticados, ombros descansados e pés totalmente apoiados dos dedos ao calcanhar. Apenas respire.

Técnica: Tente por muita pressão em cada agarra de pé, especialmente as ruins. Use a ponta dos seus dedos, com a agarra sob controle especialmente com o dedão do pé. Calcanhar, Chave de calcanhar e entalamentos de pé são cruciais. Para suas mãos, centralize seu corpo levemente abaixo da agarra. Levante seu corpo e as pernas devem estar alinhadas com suas costelas. Varie da esquerda para a direita controlando o corpo com suas costelas. Tensione o abdominal e foque na sua core, para mantela tensionada.