O Sal é um risco de verdade? ou apenas mal entendido?

Publicado originalmente na climbingnutrition.com por Brian Rigby (tradução livre)

Como um atleta, eu consumo muito sal, em sua maior parte através de bebidas esportivas durante longos e suados treinos em academia ou da mesma forma em dias mais interessantes no inesquecível sol do Colorado. Eu não me preocupo com ingestão do sal, no entanto eu costuma me preocupar. Aproximadamente 10 anos atrás, minha pressão arterial estava no “limite superior” e meu médico me advertiu que se eu continuasse dessa forma, ele iria me prescrever um medicamento para baixa-la. Eu tinha acabado de concluir meu primeiro curso de nutrição (desconsiderando as aulas no colégio) e eu perguntei “eu posso simplesmente comer mais alimentos ricos em potássio?”. Ele concordou que poderia funcionar também, e então eu comecei a comer mais bananas, kiwi, folhas verdes, laranjas, feijões, etc.

Eu não sei porque eu tive pressão alta. O Sal é apenas um componente nesta equação, e eu posso dizer que hoje em dia eu como uma tonelada mais de sal e comida salgada e minha pressão esta normalizada. Talvez porque eu ainda como muitos alimentos ricos em potássio, e porque o potássio enquanto esponja intracelular é tão importante quanto o sódio para manter a pressão arterial equalizada. Talvez porque eu me exercito mais e tenho um sistema circulatório mais forte. Talvez eu apenas esteja menos estressado. Qualquer que for a razão, o sódio em minha dieta não parece ter sido um componente de minha dieta que eu precisasse alterar.

Muitas pessoas ficam bastante preocupadas sobre os perigos do excesso do sódio. Eu não necessariamente quero dizer a elas para ficarem loucas quanto ao sódio, mas a verdade é que nós não sabemos muito do Quão Perigoso é o Sódio, a não ser o fato de que em um certo número de pessoas ele pode aumentar a pressão arterial, e que pressão alta é um fator de risco (um fator de risco individual) para doenças cardíacas. A maior parte das pessoas apenas eliminam qualquer excesso. Se você não tiver pressão alta ou tiver baixo risco de doenças cardiovasculares, então reduzir a ingestão de sódio é provavelmente desnecessário. Em geral, eu recomendo as pessoas  a se concentrarem em comer mais alimentos ricos em potássio como eu fiz no passado. Potássio é um dos poucos nutrientes realmente baixo na dieta alimentar americana, e todos estaríamos mais saudáveis se nós ingeríssemos mais. (além dos seus benefícios para a pressão arterial).

De qualquer forma, não quero me alongar muito aqui e eu gostaria que você leia algo mais completo e melhor para você.

Na próxima tradução nós disponibilizaremos a tradução do artigo da Marta Zaraska para o Washington Post, intitulado de “Passe o sal por favor. É bom para você!

A Sra.Zaraska fez um ótimo trabalho para explicar porque nosso aparente excesso de ingestão do sódio provavelmente não acarretará grandes problemas, assim como a real importância do sal para nós. Então leia, e Escaladores, Certifique-se de repor o sódio que você perde com o suor!.