Como limpar ancoragens móveis

Publicado originalmente em climbing.com por Laura Snider (tradução livre)

Ficar experiente na arte de limpar a via de proteções móveis é um rito de passagem aos aspirantes a escaladores de tradicionais. Você conhece a história: O segundo, um escalador novato de vias tradicionais, batalha com o móvel por uma eternidade até perceber que ta preso. Travado, bloqueado, preso! Impossível de retira-lo. O Escalador guia, mais experiente não aceita (e não quer ter que recomprar uma peça nova também), então ele rapela até o ponto em questão para analisar a situação e consegue retirar a peça em 3 segundos. Aqui vai como recuperar aquelas peças móveis entaladas de forma fácil e rápida.

Visualize a colocação

Segure-a. Antes de você apertar o gatilho, pense sobre como provavelmente a peça entrará na fenda. Se há uma constrição de rocha para baixo, provavelmente ele foi posto entrando por cima ou vice- versa. Procure por aberturas onde o móvel pode ter sido encaixado com as castanhas fechadas. Se a peça entrou em direção para onde está é geometria básica e lógica que você precise tirar a peça pelo mesmo lugar que ela entrou.

Aperte o Gatilho

Agora é hora do obvio quanto a retirada de um móvel. Aperte o gatilho e tranquilamente vá direcionando a peça na direção que você imagina que ela entrou. Seja cuidadoso para não mover mais para dentro da rocha ou para não coloca-la em um lugar ainda mais apertado, que se ocorrer é conhecido como overcam, o equipamento fica em um lugar praticamente impossível de retira-lo.

Estenda o seu alcance

Não limite o uso dos seus Nuts apenas para entalar na rocha, este equipamento multi-uso são ideais para alcançar o gatilho do seu móvel quando ele esta muito entalado na fenda. Colo sua peça para dentro da fenda e lace o gatilho com o gancho do cabo do outro lado do Nut. Tente chegar o mais próximo do cabo central da peça para um melhor apoio e até puxada. Se você puxar um lado mais que o outro, ele pode contrair alguma das castanholas de forma a entalar ainda mais a peça. Ajuda a estabilizar a peça e você pode até ajudar com a outra mão direcionando o mais próximo possível que você puder.

Os Nuts também podem ser úteis para puxar uma castanhola por vez da peça móvel. Mesmo quando parece que não dá mais para puxar o gatilho, as castanholas ainda podem se mexer um pouco mais, se contraindo e co isso, há chances de retirar a peça entalada, no estilo overcam. Se você tiver problemas para alcançar o gatilho com um Nut, você também pode tentar laçar o gatilho com o cabo de um Nut ou com o cabo de dois Nuts, um de cada lado do gatilho. Clipe os Nuts om um mosquetão e puxe (foto acima).

Fique Confortável

Para um móvel realmente entalado, você pode precisar usar as duas mãos. Ou apenas se pendurar na corda, as vezes o esticão dela dificulte o seu acesso a posição ideal. Averigue quais as peças que você já limpou e veja se é possível colocar outra peça abaixo da peça entalada. Se protegendo nessa nova peça – com uma costura, fita ou corda – pode ser que você consiga achar a posição ideal para trabalhar na peça entalada.

Pense de forma Criativa

Você ouviu a definição de loucura: fazer a mesma coisa repetidas vezes, uma atras da outra e esperar ter resultados diferentes. Bem, se o que você esta fazendo não esta funcionando, pare de faze-lo e tente algo novo. Mova a peça para baixo ao invés de para cima, para trás antes de puxar para frente, ou adicione uma sacolejada. Também pode lhe ajudar mudar a sua perspectiva. Fique abaixo ou acima da peça, o que vai lhe permitir um angulo diferente para mexer na peça no sentido de retira-la.

Seja Paciente

Persistência tem seus benefícios. Você não vê muitas peças móveis completamente entaladas overcam porque uma dose extra de paciência e persistência costuma funcionar. Se parece realmente entalado/overcam então respire fundo, relaxe e tente novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *