Pernambuco

Em pernambuco há vários points de escalada, conforme pode-se verificar no mapa abaixo:

No entanto Brejo da Madre de Deus se destaca em volume e extensão das vias já conquistadas, com uma diversidade de vias longas, destacam-se alguns setores como o Setor do Diedro dos Grampos mal batidos, o Serra do Estrago e a Serra do Ponto, sem desmerecer os demais picos locais, que podem ser conferidos no Guia De Brejo da Madre de Deus;

Recentemente, em Março de 2016 foi concluída a abertura de uma via com 410 metros, até então a maior via de Brejo, no entanto já em Abril, após duas investidas foi conquistada uma via ainda maior com 470 metros, a via Sublimação Direta passou a ser não só a maior via de Brejo como também a maior via de Pernambuco, leia aqui o relato de Cauí e veja abaixo o vídeo da conquista, apesar de faltar imagens da maior parte da via pode-se ver a parte inicial que é a parte mais difícil da via e o cume;

O município de Brejo da Madre de Deus, com população de 48.541 habitantes, tem como seus principais distritos o distrito Sede, São Domingos e Fazenda Nova. É em Fazenda Nova que está localizado o icônico Teatro de Nova Jerusalém, onde se realiza anualmente a popular encenação “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém“.

O nome Brejo provém de sua situação em um vale formado pelas serras da Prata, do Estrago e do Amaro; e Madre de Deus foi a invocação sob a qual os padres da Congregação de São Felipe Neri fundaram um hospital em 1751, à margem do riacho que tomou o mesmo nome, mas, como naquele ano houve uma grande seca, resolveram mudar-se do lugar e foram para o Sítio Brejo de São José, também conhecido como Brejo de Fora, edificando então, em 1752, uma capela dedicada a São José.

No Sitio arqueológico da Furna do Estrago, em Brejo da Madre de Deus foi descoberta uma importante necrópole pré-histórica, com 125 metros quadrados de área coberta, de onde foram resgatados 83 esqueletos humanos em bom estado de conservação além de várias pinturas rupestres; estes vestígios ajudaram a desenvolver pesquisas sobre rituais fúnebres, a alimentação e a religiosidade de grupos de caçadores e coletores que viveram na região a aproximadamente 10 mil anos.

A atividade econômica predominante é a sulanca (como é chamada a atividade têxtil, na região) que emprega maioria da população do município. No distrito sede é grande o número de agricultores e trabalhadores do setor de serviços, destaca-se também o uso e a adaptação do toyota bandeirante um dos símbolos da cidade. No distrito de Fazenda Nova o setor de turismo é o que predomina através da localização do Teatro de Nova Jerusalém. No distrito de São Domingos o setor predominante é o da Sulanca devido a proximidade com a cidade de Santa Cruz do Capibaribe que é o polo regional desse tipo de confecção.

Como chegar em Brejo:

  • Distância do Recife – 200 km aproximadamente (2 horas e 30 minutos).
  • Pegue a BR-232, em Caruaru entre para Fazenda Nova (onde tem o espetáculo da Paixão de Cristo). Depois de passar por Fazenda Nova siga em frente, são mais 20km até Brejo da Madre de Deus.

As coordenadas geográficas são:

  •  Latitude: -8:08:41.225
  •  Longitude: -36:21:39.07
  •  Altitude: 627m

O Período de chuvas é de abril a julho.

Mapa Topográfico de Brejo da Madre de Deus

Maiores informações sobre a escalada em pernambuco podem ser obtidas nos sites da ASPER (Associação Pernambucana de Escalada), que disponibiliza uma croquiteca, No blog EscaladaPe ou ainda no blog do Cauí Vieira;