Piauí

No Piauí temos algumas poucas informações a respeito das vias ali conquistadas, há o relato do Antonio Paulo Faria que gentilmente compartilhou conosco suas memórias:

“Em fevereiro de 1991, eu e o José Augusto Mattos fomos a Serra da Capivara. O Parque Nacional estava só no papel. Abrimos uma via em móvel muito fácil, num daqueles cones que intercalam camadas de conglomerado com camadas de arenito. A escalada de uma enfiada devia ficar entre segundo e terceiro grau.

Chegando na parte de cima, fomos fazer uma caminhada na caatinga…Foi uma experiência horrível/interessante”. Levamos pouca agua e que acabou logo. Nunca passei tanta sede na minha vida. bebemos água de uma pocinha barrenta que encontramos no chão! hahahaha – Por isso o nome da via ficou conhecida como “Mato Um Amigo Por Um Copo de Água” – No ano seguinte o Ronaldo Franzen Nativo foi la acompanhado e abriram outra via.”

 

O Parque Nacional da Serra das Confusões foi formado em 1998, sendo hoje a maior reserva de caatinga do Brasil atualmente com uma área de 823 837 Hectares, atingindo os Municípios de Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurguéia, Santa Luz e Tamboril do Piauí sendo administrado pelo ICMBio.

Há inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas. Desta forma é interessante analisar o Plano de Manejo do Parque antes de se aventurar por conquistas de escalada na região.

Rappel na Gruta Riacho dos Bois (2km extensão)
P.N. Serra das Confusões, PI
© Copyright Fotografias – Renato Grimm
www.bemtevibrasil.com.br

Como chegar na Serra das Confusões:

O acesso ao Parque Nacional da Serra das Confusões se faz pela cidade de Caracol, na divisa com a Bahia.

  • Distância de Teresina – 526 km. A partir de Teresin pegar a BR 316 sentido sul, seguir pelas BR 343 e BR 230 aé FLoriano (258km) depois pela PI 140 até Canto do Buriti (165km), segue pela BR 324 – PI 140 até São Raimundo Nonato (103km).
  • Saindo de Petrolina/PE seguir pela BA 235 até São Raimundo Nonato (341 km) em seguida por estrada de terra até a sede da unidade no município de Caracol.

Mapa

O Período de chuvas é de Junho a Dezembro.

 

Mapa Topográfico da Serra das Confusões