Artigo publicado originalmente em climbing.com por Max Ritter (Tradução livre)

Fique experiente nesse tipo de nó para se encordar.

Vá para sua academia local ou serra preferida e a probabilidade é que a maior parte dos escaladores estarão usando o oito-duplo para se encordar. É o primeiro nó que os mulambos (novos escaladores) aprendem a usar e aquele que todo escalador deve conhecer. Você usará esse nó mais que qualquer outro, costumeiramente várias vezes em um mesmo dia de escalada. O Oito Duplo se transformou no padrão porque ele não precisa de um nó de back up, e é muito fácil de faze-lo e bem resistente – ele retém de 75 a 80% da resistência da corda. Leia os próximos passos para dominar este nó.

 

  1. Faça uma barriga na corda. Você pode medir da ponta dos dedos até o ombro.
  2. Pegue a ponta e cruze a ponta, em seguida, passe por baixo também, passe a ponta através do laço que você criou, indo da parte inferior, através do laço, e para fora do topo (como na foto acima).
  3. Passe a ponta pelos dois pontos de amarração da cadeirinha (iniciando por cima ou por baixo não fará diferença, apenas certifique-se de passar a corda pelos dois pontos de amarração e não pelo loop) e puxe a ponta da corda até que o nó fique próximo ao seu baudrier
  4. Este é a parte “guiada” do nó, onde você irá seguir a corda pelo nó que você acabou de fazer com a ponta da corda.

A partir da ponta que esta saindo do nó, passe a ponta da corda ao lado do nó existente. Preste muita atenção para saber se a cauda deve ir sob ou sobre a outra vertente, bem como no interior ou fora do nó existente.

5. Uma vez que você terminar, a ponta deve estar passando para cima acima do nó com pelo menos 10 cm de sobra. Se você não deixou sobrar tanto, desfaça o nó e refaça-o do inicio. Faça o nó com perfeição, certificando-se que esta apertado e que não esta “encavalado”.

6. Antes de escalar, você deveria inspecionar o seu nó e certificar-se que é um oito duplo guiado e que esta sobrando pelo menos 10 cm na ponta. Seu parceiro deverá inspecionar visualmente o nó cada vez que for escalar, independente de estar guiando ou top rope.

Fatos do Back Up

O Oito duplo guiado não requer um nó de backup se apertado e feito apropriadamente com sobra o suficiente. Algumas pessoas não acham necessário fazer um nó de backup quando se usa o oito duplo guiado mas o ideal é que se use um pescador simples para arrematar usando a sobra da corda e funcionando como backup.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *